Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CODEPENDÊNCIA - DESCUBRA SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA.


Codependência
Descubra se você precisa de ajuda

Codependência é um termo usado por profissionais, que pode confundir ou contrariar a mensagem de recuperação do Nar-Anon. Portanto, esse e outros termos, são evitados em nossas reuniões regulares, porque tendem a enfocar o dependente químico.
O Nar-Anon colabora com profissionais e organizações de fora, mas não é afiliado a determinadas pessoas ou terapias específicas. Mantém a sua autonomia e não pode se desviar do seu propósito primordial.
Um Grupo de Nar-Anon não pode resolver todos os problemas pessoais de seus membros. Ao invés de tentar resolver os problemas de todo mundo, sugere a quem precisa de ajuda, o encaminhamento a fontes apropriadas.

A doença da família

A adicção (dependência química) é a doença do adicto (dependente químico), provocada pelo uso de drogas. Entendemos que se trata de uma doença reflexiva, porque afeta a estrutura familiar e os relacionamentos desse núcleo básico da sociedade. A insanidade decorrente dessa situação pode trazer consequências desastrosas.
O familiar necessita de ajuda para escapar da imobilidade decorrente de lutas e fugas frustradas. A família, fora de ritmo, reluta ou não sabe como promover o desligamento requerido, permanecendo indefesa. Ausente, deixa de estabelecer limites, confundindo-os com repressão.
Nossa experiência revela que o uso compulsivo de drogas não indica falta de afeto pela família. Não é uma questão de amor, mas de doença. O dependente químico perdeu a capacidade de opção em matéria de drogas. Mesmo quando sabe o que acontece, quando toma o primeiro teco, ele a usará.
Familiares, parentes, amigos, empregadores, colegas tentam controlar o adicto. Sentem-se culpadas e com medo. Tornam-se doentes emocionalmente.
Uma pessoa pode tornar-se adicta através de medicamentos ou de drogas de rua. O resultado é o mesmo. Alguns podem atuar razoavelmente bem em seus empregos, enquanto a família, amigos e companheiros de trabalho os encobrirem. Porém, a adicção afetará toda ou parte de suas vidas social, familiar ou econômica. Mesmo quando o usuário tenta passar sem drogas, a síndrome de abstinência é tão dolorosa que ele volta às drogas para aliviar a dor.


 
ROBERTO PETRINI - CONSULTOR TÉCINICO EM D.Q. - CRT : 38.849.
petriniterapeuta@hotmail.com - (11) - 7471-1335.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AUTO - ACEITAÇÃO!!!

AUTO ACEITAÇÃO!!!

A DOENÇA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA ELA TEM CARACTERISTICAS EMOCIONAIS E PSICOLOGICAS E MUITO DESSES DISTURBIOS SÃO ALIMENTADOS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA!!! POR ISSO QUE A PARTILHA COM HONESTIDADE É FUNDAMENTAL PARA TER UMA AUTO ACEITAÇÃO NO NÍVEL MAIS PROFUNDO!!!(PARTILHA: DIVIDIR OS SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS).
NESSA DOENÇA ESTAMOS LIDANDO COM UM PODER VIOLENTO QUE SE MANIFESTA NO QUE PENSAMOS E SENTIMOS. O PASSADO VEM INTERFERINDO NO SEU PRESENTE COMO UM FANTASMA?
A DOENÇA MUITAS VEZES ARRASTA O DOENTE A COMETER COISAS COM ELE MESMO E COM AS PESSOAS QUE ELE NÃO ACEITA, POR CAUSA DA OBSESSÃO E COMPULSÃO DO USO OU DA DEPRESSÃO OU EUFORIA!
ENTÃO A SOLIDÃO, POR CAUSA DA VERGONHA QUE ALIMENTAM ESTAS CRENÇAS E CONCEITOS QUE O DOENTE É UMA PESSOA DEFEITUOSA E DIFERENTE DE TODOS AS PESSAOS AO SEU REDOR,  PRINCIPALMENTE DA FAMILIA QUE EDUCOU .
A SOLUÇÃO É A RECUPERAÇÃO E ELA COMEÇA COM A RENDIÇÃO. A PARTIR DAI, CADA UM DE NÓS É LEMBRADO DE QUE UM DIA LIMPO É UM DIA GANHO E BEM SUCEDIDO!!!
BONS MOMENTOS!!!

ROBERTO PETRINI - CONSULTOR EM D.Q. 
CRT:38.849.
petriniterapeuta@hotmail.com
contatos: 11-7471-1335.(vivo).
11-7003-7925 - rádio112*1223
 
 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Auto-Piedade.

Autopiedade – É uma sensação física constante de nos sentirmos machucados, incomodados por fatores exteriores como, frio, calor fome, situações ou posições desconfortáveis, longas esperas etc., proveniente de um esgotamento emocional causado pelas emoções negativas. É também um sentimento interior que nos faz sentir machucados, magoados pelas pessoas que não nos dão uma atenção carinhosa, pelas que nos ignoram, pelas frustrações, insucessos, medos, etc.
Este grande sofrimento vem de uma grande sensibilidade física e emocional e tem como conseqüência a autopiedade, isto é, pena de nos mesmos e um grande egocentrismo.
Estamos sempre preocupados conosco mesmos, tanto no plano físico quanto no emocional, sempre olhando e pensando só em nós, nos sentindo o “centro do universo”.
Somos “as grandes vitimas” e adquirimos uma série de “defeitos de caráter”. Nos tornamos pessoas chatas, aborrecidas, implicantes, choramingando sempre, enfim, uns pentelhos!
No fundo, é uma chantagem emocional para atrair todas as atenções e assim amenizar nosso sofrimento. Só que o que conseguimos é exatamente o contrário: todo mundo foge de nós. Ai nos tornamos carentes marginalizados, a família e os amigos nos evitam e vamos para o fundo do poço emocional.
No N/A aprendemos a diminuir nosso egocentrismo, nos ocupando com nosso semelhante, com trabalho; a modificar nosso comportamento deixando de nos sentir “as grandes vitimas”, dando menos atenção à nossa fragilidade e corrigindo nossos defeitos de caráter. Assim, aos poucos, vamos conseguindo novamente a amizade de nossos familiares e amigos e a ter uma vida normal.
C. F. P.
Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça.

Roberto Petrini - Consultor Técnico em D.Q. CRT: 38.849.
petriniterapeuta@hotmail.com
011-7471-1335.
011-7003-7925. Id:112*1223. Nextel